terça-feira, 30 de abril de 2013

Guião do video




Guião de vídeo

Fases
Imagens
Textos
Apresentação
Música de ambiente
Falar sobre o nosso grupo
Introdução
Apresentar o tema
Desenvolvimento
  • Gráfico com o aquecimento da água
  • Tabela com os pontos de fusão e de ebulição de vários materiais
  • Gráfico com o aquecimento da água com açúcar
  • Conceitos de palavras chave
  • Textos a acompanhar as imagens
  • Explicar a mudança do ponto de fusão e de ebulição
  • Explicar o significado de ponto de fusão e de ebulição, apresentando-os como propriedades físicas dos materiais
  • Apresentar o aspeto dos aparelhos para determinação automática dos pontos de fusão e ebulição, explicando como funcionam (marcar com professor ida ao laboratório);
  • Explicar o formato de um gráfico Temperatura/tempo para um determinado material (identificar mudanças de estado, pontos de fusão e ebulição, se é substância ou mistura
  • Referir que a partir dos pontos de fusão e de ebulição podemos prever o estado físico dos materiais a qualquer temperatura (com exemplos).
Conclusão
Falar sobre o que achamos do trabalho

http://www.youtube.com/watch?v=F3SlXPjBWTQ
Introdução:

 (mostrar como se determinam experimentalmente (técnicas manuais) – pesquisar vídeos)


Alteração do ponto de fusão e de ebulição

Em alguns casos o ponto de fusão e o ponto de ebulição pode ser alterado como no caso da água: se acrescentar-mos áçucar, o ponto de fusão e consequentemente o de ebulição vão aumentar.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ponto de fusão/ebulição numa substncia pura/aquosa

Ponto de Fusão e de Ebulição de uma Substância Pura

Durante o aquecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de aumentar, mesmo que continues a aquecê-la. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a aumentar. Eis como varia a temperatura quando aquecemos uma amostra de água pura, desde os -100 ºC até aos 200 ºC:


Durante o arrefecimento de substâncias puras, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da substância deixa de diminuir. Só quando toda a substância tiver sofrido a mudança de estado físico é que a temperatura volta a diminuir. Eis como varia a temperatura quando arrefecemos uma amostra de água pura, desde os 200 ºC até aos -100 ºC:

Ponto de Fusão e de Ebulição de uma Solução Aquosa

Quando a água tem substâncias dissolvidas, inicia a fusão a temperaturas inferiores a 0 ºC. Por outro lado, inicia a ebulição a temperaturas superiores a 100 ºC. Durante a fusão ou ebulição de uma solução aquosa, a temperatura não se mantém constante. Durante o aquecimento, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da solução continua a aumentar, embora esse aumento seja menos acentuado. Eis como varia a temperatura quando aquecemos uma solução aquosa de cloreto de sódio, desde os -100 ºC até aos 200 ºC:
 
 
Durante o arrefecimento de uma solução aquosa, quando se atinge o ponto de fusão ou de ebulição, a temperatura da solução continua a diminuir, embora essa diminuição seja menos acentuada. Eis como varia a temperatura quando arrefecemos uma solução aquosa de cloreto de sódio, desde os 200 ºC até aos -100 ºC:





 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Ponto de Ebulição e Ponto de Fusão

http://www.youtube.com/watch?v=S2BEN_Pxqjc

Imagem ilustrativa

Investigação da 2ª semana

Ponto de ebulição
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição refere-se ao período de um processo onde um líquido está a sofrer mudança de fase reduzindo sua fração em estado líquido e aumentando sua fração em estado gasoso, dadas as condições limítrofes como pressão atmosférica e taxa de calor - de forma a mais rápida possível - geralmente de forma a observarem-se a formação rápida de bolhas de gás no interior do líquido que, emergindo à superfície, dispersam-se na fase gasosa. Usualmente "ponto de ebulição" refere-se também à temperatura (ou temperaturas) nas qual esta condição ocorre.

 Ponto de fusão
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão.
Para uma substância pura, os processos de fusão ou de solidificação ocorrem sempre a uma mesma temperatura, e esta se mantém constante durante todo o processo, ocorrendo o mesmo para os processos de vaporização e condensação. O gelo começa a derreter-se a zero graus celsius, e ao término da fusão toda a água formada ainda encontra-se a zero grau celsius, mesmo que considerável quantidade de energia tenha sido fornecida ao sistema na forma de calor a fim de induzir a transformação.


 


terça-feira, 9 de abril de 2013

Apresentação do blog

olá,
Este é o blog do grupo 1 (da escola eshm, turma 7d) do projeto iTEC constituído por 3 elementos sendo eles Afonso Morgado, Joaquim Dias e Cármen Carlos.
Ponto de fusão

À Temperatura a que uma substância passa do estado sólido para o estado líquido, dá-se o nome de Ponto de Fusão. Por exemplo, a àgua pura passa do estado sólido para o estado líquido à temperatura de 0 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.

O Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC.
Cada substância pura apresenta um Ponto de Fusão característico. Por exemplo:
SubstânciaPonto de Fusão (ºC)
Oxigénio-218,8
Azoto-210
Água0
Ouro1064
Ferro1538


Ponto de Ebulição

À Temperatura a que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso, dá-se o nome de Ponto de Ebulição. Por exemplo, a àgua pura passa do estado líquido para o estado gasoso à temperatura de 1000 ºC. Diz-se por isso que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.

O Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.
Cada substância pura apresenta um Ponto de Ebulição característico. Por exemplo:
SubstânciaPonto de Ebulição (ºC)
Oxigénio-183
Azoto-196
Água100
Ouro2856
Ferro2861